Sabes como fazer a manutenção da bateria das bicicletas elétricas? Nós ensinamos-te!

Sabes como fazer a manutenção da bateria das bicicletas elétricas? Nós ensinamos-te!

É importante garantires uma manutenção regular da bateria da tua bicicleta elétrica pois desta forma manténs este elemento importante da tua bicicleta em bom funcionamento. A fonte de energia da bicicleta elétrica é uma bateria de lítio poderosa que fornece a energia necessária para o motor auxiliar na pedalada. Dependendo do fabricante da bicicleta a bateria pode ser inserida numa caixa especial no quadro ou noutros locais e é sempre removível, até mesmo numa bicicleta dobrável. A bateria é um componente robusto e durável e está desenhada e montada de forma a não ser facilmente atacada por fatores externos como chuva e a lama. As baterias estão sempre equipadas com indicadores LED que permitem ver o estado de carga.

 

Deves adotar algumas medidas para manteres a bateria em boas condições e prolongares a sua vida ao máximo.

 

MATERIAL NECESSÁRIO

  • WD-40 Specialist® Limpa Contacto
  • Carregador da bicicleta elétrica
  • Pano de microfibras

 

PASSO 1 : CUIDADO COM O FRIO

Uma bateria de lítio de qualquer tensão ou voltagem sofre muito com temperaturas muito baixas que reduzem drasticamente a sua capacidade, portanto, não é aconselhável deixá-las paradas quando as temperaturas caírem vários graus abaixo de zero. No inverno se tu não usares a bicicleta elétrica (ou a usares muito pouco), é melhor removeres a bateria da bicicleta e colocá-la num local seco, onde a temperatura não desça abaixo de 15 graus. Se estiveres a viajar de carro com a bicicleta elétrica instalada na parte externa, é melhor removeres a bateria.

PASSO 2: CUIDADO COM A HUMIDADE

A condensação causada, por exemplo, pelas chuvas ou uma por queda rápida da temperatura pode causar alguma oxidação dos contactos elétricos que cria um obstáculo à corrente circulante, reduzindo a eficiência do sistema de propulsão. O mesmo fenómeno pode ocorrer se a tua bicicleta tiver sido lavada com muito vigor, como por exemplo com uma máquina de lavar de alta pressão (altamente desaconselhada). Deverás remover sempre a bateria antes de lavares a tua bicicleta elétrica. Remove a bateria para examinares os contactos e verificares se há oxidação.

 

PASSO 3 : LIMPAR OS CONTACTOS

Uma das etapas da manutenção da bateria da bicicleta elétrica é tratar os contactos da bateria e da bicicleta (é melhor fazeres isso periodicamente ou após uma viagem na presença de chuva ou lama) com WD-40 Specialist Limpa Contactos, que penetra rapidamente nas zonas de difícil acesso, secando rapidamente e sem deixar resíduos. O produto é excelente para restaurar a condutividade elétrica.

PASSO 4 : PERÍODOS DE INATIVIDADE

Para promover uma longa vida útil da bateria, mesmo quando não estiver em uso, é melhor removê-la quando ela tiver uma carga residual de cerca de metade da sua capacidade (verificando-a usando os LEDs indicadores apropriados). Na verdade, mantê-la em repouso com uma carga muito baixa pode causar uma redução nos ciclos de carga que a bateria deveria ter. Algumas baterias são equipadas com o sistema eletrónico BMS que evita danos, descarga profunda e sobrecarga em situações em que a bateria é deixada carregada por um longo período de tempo.

PASSO 5 : CARREGAR A BATERIA

Carrega a bateria usando o carregador de bateria específico conectando a saída da bateria à bateria e, de seguida, à rede elétrica (nesta ordem). A duração da carga varia dependendo do tipo de bateria e da potência máxima fornecida. Assim que a bateria é carregada, as luzes LED fornecem uma confirmação visual. Se optares por comprar outra bateria (talvez mais potente), deves sempre usar o carregador original ou um modelo compatível. Dependendo do tipo de bateria e instalação, um kit de componentes é fornecido para cada modelo como guias e suportes que facilitam a instalação.

CONCLUSÃO

As baterias da bicicleta podem suportar algumas centenas de recargas, mas podes aumentar esse valor com uma manutenção adequada. O principal “segredo” é nunca a descarregar completamente, pois uma carga completa da bateria a partir do vazio reduz a sua vida útil. Em geral, se possível, é melhor definir o nível de assistência para valores baixos ou médios, limitando ao máximo os valores mais altos, pois requerem maior consumo de energia para poderem durar um passeio de bicicleta que não esvazie completamente a bateria.

Show All
Blog posts
Show All